sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Pobre de ti, barbuleta

Passeias em giro a chama,
simples barbolate, em hora,
que se chama te enamora
teu próprio estrago te chama;
se o seu princípio ama
quem ao seu mal se inquieta,
tens por fermosura grata
luz, que traidora te mata,
pobre de ti, barboleta.

Ou tu imitas meu ser,
ou eu tua natureza,
pois na luz uma beleza
ando ardendo por arder:
tu à luz que vês acender,
te arrojas tão cega, e tal,
que imitando ao natural
com que arder ali me vês,
me obrigas a dizer, que és
imitação do meu mal.

Tu és barbuleta comua,
pois a toda luz te botas,
e eu cego, se bem o notas,
sou só a barbuleta tua:
qualquer segue a estrela sua,
mas tu melhor te socorres
quando em fogo algum te torres,
porque eu nunca ao fogo chego;
e tu logras tal sossego,
que em chegando ao fogo morres.

Tu és mais feliz ao que entendo,
inda que percas a vida,
porque a dá por bem perdida,
quem vive de andar morrendo:
eu não morro, e o pretendo,
porque falta a meu pesar
a fortuna acabar;
tu morres, e tu sossegas,
quando na chama te entregas,
porque morres por chegar.


Gregório de Matos

2 comentários:

Artur Finizola disse...

Oi, meu nome é Artur, sou do aiegua.com.br e queria te fazer um convite:

Não sei se você está sabendo da Bienal que vai rolar na UFAL, pois bem, o SESC estará com um estande na bienal e focará a produção literária independente, onde vai ter sarau e bate-papo (ministrado por mim e pelo Tainan Costa) sobre a produção em alagoas, utilização dos blogs como vitrine para os poetas alagoanos e outros pontos.

Acho que é uma oportunidade legal para bater papo e acho que sua presença poderia nos ajudar a enriquecer esta conversa toda.

Preciso saber se é de seu interesse e preciso também de um contato telefônico teu para formalizar o convite.

Também precisamos de contatos de escritores independentes que você conheça e que possa bater papo conosco lá.

Meu e-mail é artur@aiegua.com.br, espero um contato teu. Obrigado.

Artur Finizola disse...

Oi, tive um problema com e-mail divulgando no comentário acima, então, se for de seu interesse, manda teu nome, telefone e blog para tpoeta@gmail.com

Vamos lá, é uma ação importante.